top of page

O que é a psicoterapia e como funciona?

  • Foto do escritor: Psicóloga Simone Santana Gomes
    Psicóloga Simone Santana Gomes
  • 9 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de abr.

psicólogo e paciente em sessão de psicoterapia presencial

Também chamada de terapia, a psicoterapia é um tratamento psicológico cujo objetivo é auxiliar o paciente a lidar com dificuldades emocionais, comportamentais, cognitivas e sociais.


É uma prática profissional que pode ser realizada apenas pelo psicólogo, psiquiatra, psicanalista ou outro profissional que tenha formação específica na área, devidamente validada.


É realizada principalmente por meio da fala, podendo ser usados recursos complementares como questionários e testes. Como profissional, além da fala, utilizo a escuta qualificada, acolhimento e técnicas, conforme a abordagem teórica que estudo (psicanálise winnicottiana).


Embora o silêncio seja por vezes necessário e importante, não trabalho apenas com ele, realizo perguntas e intervenções. Me coloco como outro ser humano na construção de uma relação profissional, mas também de afeto e cuidado.


Realizo psicoterapia com adolescentes, adultos e idosos e vejo que em qualquer fase da vida alcançamos resultados. Com adolescentes, o trabalho é realizado apenas com autorização de um responsável.


A psicoterapia pode ser tanto na modalidade online quanto presencial. A escolha por qual fazer deve estar de acordo com a necessidade e disponibilidade do paciente.


Na minha cínica, trabalho com sessões semanais de 50 a 60 minutos. O acompanhamento pode ter frequência maior a depender da necessidade do paciente, que sempre é discutida e combinada com ele.


A duração do acompanhamento pode ter prazo determinado ou não, a depender dos objetivos combinados na entrevista inicial.


Por exemplo, caso o paciente esteja em tratamento oncológico e precise de um acompanhamento para suporte durante a quimioterapia, podemos combinar um número específico de sessões que esteja de acordo com o tempo desse tratamento. Entretanto, não é raro que outras demandas surjam ao longo desse processo e entendamos que mais sessões serão necessárias.


De qualquer forma, periodicamente avaliaremos a evolução e necessidade ou não da continuidade do tratamento.


É de extrema importância que o paciente se sinta confortável para dizer como está se sentindo em relação ao acompanhamento e caso ache que algo precisa mudar na forma que o trabalho está acontecendo.


Ao paciente também é resguardado o direito de total sigilo, nada do que ele diz e nem os registros escritos em prontuário são compartilhados, conforme o código de ética profissional do psicólogo.


Caso o paciente deseje encerrar o tratamento em qualquer momento ele tem esse direito, mas é interessante que pelo menos uma sessão de encerramento possa ser realizada.


Existem combinados mais burocráticos acerca da forma de pagamento, faltas, férias, entre outros assuntos, que são explicados por escrito após acordado o início do tratamento.


Que tal experimentar como a psicoterapia pode te ajudar?




Cuidado Psicologia. CNPJ: 51530674/0001-39

Psicóloga Simone Santana Gomes. CRP: 06/110051

Todos os direitos reservados (c) 2025

Em caso de crise suicida entre em contato imediatamente com o CVV (188).

Em necessidade de atendimento de urgência procure o hospital ou CAISM mais próximo. Sua vida vale muito!

bottom of page